DCIM123GOPRO

GUARDIÕES DA CACHOEIRA HERCULANO

Começamos o dia cedo para conhecer a Cachoeira do Herculano, uma das mais imponentes da região e localizada dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Ela é composta por três quedas d’água que

“O Turismo de Base Comunitária (TBC) é um modelo diferenciado de desenvolvimento do turismo. O conceito dele é a autogestão, o cooperativismo, a valorização da cultura local e o real protagonismo das pessoas das comunidades. Isso significa que as comunidades lideram as atividades desde sua concepção, das diretrizes de como o turismo deve funcionar até a participação nos benefícios gerados pelo desenvolvimento da atividade turística.”
Fonte: https://vivejar.com.br/pt/a-vivejar/

brotam de um paredão rochoso, alcançando mais de 100 metros de atura. Seguimos de carro até o início da trilha, por onde iremos caminhar cerca de 4 km, até chegar em um enorme poço para banho. O trajeto leva de 1h40 a 2 horas e passa por trechos de leito de rio. Boa parte da trilha ocorre em leito de rio, apresentando um nível moderado-alto de esforço. Após pausa para lanche e descanso, retornarmos pela mesma trilha. O almoço é servido no assentamento Europa, sob a sombra das mangueiras do quintal da casa de Jôse, onde iremos saborear pratos típicos, como a galinha caipira e o cortado de palma. Na parte da tarde iremos visitar a casa dos artesãos locais e um terreiro de Jarê, religião de matriz africana, especificamente um candomblé de caboclo exclusivo da Chapada Diamantina. Para finalizar o dia com chave de ouro, seguimos para conhecer uma fábrica artesanal de rapadura, na Fazenda Lagoa dos Patos, onde se preserva a forma tradicional de fazer um dos doces mais populares do nordeste brasileiro.

Saída: 8:00h│Retorno: 17:15h

SOBRE A COMUNIDADE ANFITRIÃ: A comunidade Europa é um assentamento rural localizado a 3km do povoado da Colônia. Sua história iniciou-se em 1998, quando um grupo de aproximadamente 45 agricultores familiares provenientes da Colônia ocuparam de forma pacífica a fazenda Europa. A imissão de posse da fazenda a e formalização do assentamento ocorreu no ano 2000. É o ponto de partida para as cachoeiras do Roncador, Herculano e Bom Jardim, localizadas no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *