DCIM123GOPRO

ÁGUAS DE ANDARAÍ – 5 dias

5 DIAS DE ROTEIROS

1º E 2º DIA: TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA

CACHOEIRAS DA ENCANTADA E DO HERCULANO.

“O Turismo de Base Comunitária (TBC) é um modelo diferenciado de desenvolvimento do turismo. O conceito dele é a autogestão, o cooperativismo, a valorização da cultura local e o real protagonismo das pessoas das comunidades. Isso significa que as comunidades lideram as atividades desde sua concepção, das diretrizes de como o turismo deve funcionar até a participação nos benefícios gerados pelo desenvolvimento da atividade turística.”

Fonte: https://vivejar.com.br/pt/a-vivejar/

1º DIA: Guardiões da cachoeira Herculano – 1 dia

Começamos o dia cedo para conhecer a Cachoeira do Herculano, uma das mais imponentes da região e localizada dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Ela é composta por três quedas d’água que brotam de um paredão rochoso, alcançando mais de 100 metros de atura. Seguimos de carro até o início da trilha, por onde iremos caminhar cerca de 4 km, até chegar em um enorme poço para banho. O trajeto leva de 1h40 a 2 horas e passa por trechos de leito de rio. Boa parte da trilha ocorre em leito de rio, apresentando um nível moderado-alto de esforço. Após pausa para lanche e descanso, retornarmos pela mesma trilha. O almoço é servido no assentamento Europa, sob a sombra das mangueiras do quintal da casa de Jôse, onde iremos saborear pratos típicos, como a galinha caipira e o cortado de palma. Na parte da tarde iremos visitar a casa dos artesãos locais e um terreiro de Jarê, religião de matriz africana, especificamente um candomblé de caboclo exclusivo da Chapada Diamantina. Para finalizar o dia com chave de ouro, seguimos para conhecer uma fábrica artesanal de rapadura, na Fazenda Lagoa dos Patos, onde se preserva a forma tradicional de fazer um dos doces mais populares do nordeste brasileiro.

Saída: 8:00h│Retorno: 17:15h

SOBRE A COMUNIDADE ANFITRIÃ: A comunidade Europa é um assentamento rural localizado a 3km do povoado da Colônia. Sua história iniciou-se em 1998, quando um grupo de aproximadamente 45 agricultores familiares provenientes da Colônia ocuparam de forma pacífica a fazenda Europa. A imissão de posse da fazenda a e formalização do assentamento ocorreu no ano 2000. É o ponto de partida para as cachoeiras do Roncador, Herculano e Bom Jardim, localizadas no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

2ª dia: GUARDIÕES DA CACHOEIRA ENCANTADA

O dia se inicia com deslocamento de carro e uma caminhada leve de 20 minutos até os chamados lotes produtivos, local onde os assentados produzem seus alimentos. Neste momento, o visitante irá conhecer plantações de alimentos regionais feitos de forma agroecológica (sem uso de agrotóxicos) e poderá realizar o “colha e pague”, atividade em que o próprio visitante colhe os frutos que desejar. Depois, seguimos de carro até a entrada da trilha da Cachoeira Encantada por baixo. A cachoeira tem 230 metros de altura, localiza-se no Parque Nacional da Chapada Diamantina e é considerada uma das mais belas da região. A trilha de acesso se inicia no assentamento Baixão e tem aproximadamente 4,5km. O tempo de caminhada (ida) tem duração estimada em 3h.  Boa parte da trilha ocorre em leito de rio e exige a transposição de pedras de diversos tamanhos, apresentando um nível alto de esforço. Fazemos uma pausa para descanso, lanche e retornamos pela mesma trilha até o estacionamento. Voltamos de carro até a comunidade para o jantar com pratos típicos, feito com alimentos cultivados pela agricultura familiar. Após a refeição, é o momento da roda de conversa entre visitantes e moradores, quando é possível conhecer melhor a história e a cultura local.

 Saída: 8:20│Retorno: 20h

SOBRE A COMUNIDADE ANFITRIÃ: A origem do Baixão como comunidade ocorreu em 1998, quando 300 famílias da região do povoado de Colônia, Itaetê, ocuparam a fazenda Braziléia, que foi convertida em assentamento neste mesmo ano. O protagonismo e organização comunitária sempre foram muito fortes na comunidade. Um reflexo disso é a existência de uma Pousada Comunitária, construída no âmbito do programa Terra Sol – INCRA, administrada pelos moradores.

3º DIA: CACHOEIRA DO RAMALHO

Nossa aventura começa pela manhã, onde seguiremos de carro até início da trilha, e caminharemos um percurso de aproximadamente 1h 30 min até a cachoeira. Local ideal para banho e fotos. A cachoeira do Ramalho tem aproximadamente 90 metros de altura e está localizada nas proximidades da cidade de Andaraí. Após banho de rio e lanche, retornaremos a trilha para encontro do carro que nos deixará de volta a Andaraí.

Início do passeio às 8h30, previsão de termino as 18h00

Nível de Esforço Físico: Intermediário/alto

4º DIA: CACHOEIRA DAS TRÊS BARRAS E CRISTAS

Saída da cidade de Andaraí, após café da manhã, em direção ao início da trilha para as cachoeiras das Três Barras e Cristais, localizadas no Parque Municipal de Andaraí. Teremos uma caminhada de aproximadamente 1h30m, até a cachoeira das Três Barras, local onde iremos parar para banho e descanso. Após lanche e banho de cachoeira, retornaremos a trilha até o encontro do carro, que nos levará de volta à Andaraí.

Início do passeio às 8h30, previsão de término às 18h

Caminhada de aproximadamente 10 km

Nível de Esforço Físico: Intermediário/alto

5º DIA: CACHOEIRA DO SAMUEL

Nossa aventura começa pela manhã, onde seguiremos de carro até início da trilha, e caminharemos um percurso de aproximadamente 2h até a cachoeira. Local ideal para banho e fotos. A cachoeira do Samuel está localizada no rio Roncador, onde foi cenário de muitas passagens históricas e acontecimentos relacionados a exploração do diamante. Após banho de rio e lanche, retornaremos a trilha para encontro do carro que nos deixará de volta a Andaraí.

Caminhada de aproximadamente 10 km

Início do passeio às 8h30, previsão de término às 18h30

Nível de Esforço Físico: Alto / Intermediário

VALOR DO INVESTIMENTO POR PESSOA:

R$ 980,00 (novecentos e oitenta reais)

Incluso: Traslado para os passeios saindo de Andaraí, Taxas de acesso, Guia Local, Seguro Viagem de Aventura e Alimentação no 1º e 2º dia.

Não Incluso: Hospedagem, Alimentação do 3º ao 5º dia e demais despesas não mencionadas acima.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Os roteiros contêm níveis de esforços físicos diferenciados;
  • Os passeios poderão ser alterados sem aviso prévio, por questões climáticas, manifestações sociais/culturais, falta de preparo físico ou emocional do cliente ou por motivos de força maior;
  • Preencher o formulário do cliente e ler atentamente o nosso Termo de Conhecimento Risco, disponível no site ou na agência, assinar e devolver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *